terça-feira, 7 de agosto de 2012

Participação especial do Profº Fernando Amaral, osmólogo e responsável para Aromagia e WNF - World´s Natura Fragrances....


Participação especial do Profº Fernando Amaral, osmólogo e responsável para Aromagia e WNF - World´s Natura Fragrances....

Veja abaixo a matéria na integra..... bom demais.... Publicado no Diário do Comércio em 16/07/2012.

O marketing olfativo é um dos pilares do marketing sensorial, que desde o final dos anos 90 vem se firmando no Brasil e se transformou num ramo de negócio bem sucedido para os fabricantes desses aromas."É um novo jeito de chamar a atenção do consumidor num mercado tão concorrido", avalia o
especialista em fragrâncias Fernando Amaral, fundador e diretor-científico da wnf-World´s Natural Fragrances, cuja marca Aromagia
é uma das líderes e pioneiras no segmento, atendendo a mais de 600 empresas no País, entre varejistas, hotéis, indústrias e eventos. Cerca de oito mil tipos de aromas saem de sua
fábrica na Casa Verde, cuja produção orgânica é concentrada em uma fazenda em MonteVerde (mg). "Só de lavanda temos 40 tipos de aromas", conta Amaral, formado na suíça e craque em
detectar o que o cliente deseja. "Nosso objetivo é agregar valor aos ambientes e às marcas, com a criação de produtos personalizados para todo o tipo de perfil e de demanda".


Aromas seduzem o consumidor - Aromagia
Aromas seduzem o consumidor - Aromagia



















Aromas seduzem o consumidor - O Cheiro do Café
Passado na hora,d o bolo da vovó assando no forno, do pé de jasmim na casa da infância no interior. São aromas que ficam na memória das pessoas, reavivando as boas lembranças do passado e do presente. O olfato é um dos cinco sentidos que os especialistas de marketing e comerciantes vêm estimulando em seus consumidores nos últimos anos, uma forma de criar, não só uma identidade da marca ou da loja,como também atrair mais gente à visitação e ao consumo, mantendo o cliente mais tempo dentro do estabelecimento. O marketing olfativo é um dos pilares do marketing sensorial, que desde o final dos anos 90 vem se firmando no Brasil e se transformou num ramo de negócio bem sucedido para os fabricantes desses aromas."É um novo jeito de chamar a atenção do consumidor num mercado tão concorrido", avalia o especialista em fragrâncias Fernando Amaral, fundador e diretor-científico da wnf-World´s Natural Fragrances, cuja marca Aromagia é uma das líderes e pioneiras no segmento, atendendo a mais de 600 empresas no País, entre varejistas, hotéis, indústrias e eventos.
Cerca de oito mil tiposde aromas saem de sua fábrica na casa Verde, cuja produção orgânica é concentrada em uma fazenda em MonteVerde (mg). "Só de lavanda temos 40 tipos de aromas", conta Amaral, formado na suíça e craque em  d
etectar o que o cliente deseja. "Nosso objetivo é agregar valor aos ambientes e às marcas, com a criação de produtos personalizados para todo o tipo de perfil e de demanda".

Identidade aromática
A Pandemonium, uma loja de roupas femininas do dia-a-dia e de festas, é voltada para mulheres de
espírito jovem, informais e profissionais e existe há 43 anos no bairro dos Jardins (zona sul de São Paulo). Ela adotou o marketing olfativo ainda na década de 90. A fragrância que exala no ambiente mistura ylang-ylang (planta originária da Ásia tropical), acentuada pela flor de laranjeira e sândalo com "aroma marcante e exótico", nas palavras de Fernando Amaral, seu criador. "Desenvolvemos um
produto para o perfil das mulheres independentes e modernas, entre 20 e 40 anos". O perfume
ganha a calçada da rua Augusta e não passa despercebido para quem caminha por ali.O perfume acabou criando uma identidade para a Pandemonium, já que está há anos perfumando aquele pedacinho de calçada entre a Alameda Lorena e a Oscar Freire. "Minhas clientes gostam do aroma, porque ele chama, agrada e causa um bem-estar, e isso estimula a permanecerem mais tempo aqui dentro. É uma forma de perpetuar o bom momento da compra. Ela acaba levando o aroma com
Ela", ressalta Silvia. De fato, além de levar a roupa, a compradora tem a possibilidade de adquirir o
frasco do perfume. Agora, a loja vai comercializar outras fragrâncias. Muitos lojistas, pequenos,
grandes, independentes ou com redes e franquias, estão aderindo ao marketing sensorial (aroma
e som, cujas músicas são selecionadas por djs ou por empresas especializadas em trilhas
sonoras)."O marketing olfativo e as trilhas sonoras estão, hoje, afinados com uma
concepção mais ampla de design do comércio, baseada em uma nova arquitetura, merchandising
visual e comunicação como público e impulsionando as vendas", explica o designer e arquiteto de
varejo Julio Takano, responsável pelo redesenho de redes como riachuelo, Le Postiche, Hering,
o boticário, Artex, Cavalera, Scala, entre outras.Segundo Takano, essa combinação de
fatores resulta em 35% a mais de vendas no segmento de life style.A grife de moda Le Lis Blanc,
com 75  unidades no País, possui um aroma marcante em seus pontos de venda, que logo é
identificado pelas suas clientes, mulheres das classes Ae B.Um cheiro de alecrim inunda as lojas da
marca há 12 anos, e o sucesso é tão grande que foi criada a linha Le Lis Aroma, de home spray,
fragrâncias para lençóis e toalhas, sabonete líquido, mini sabonetes, além de velas aromatizantes.
Ao levar para casa algum desses itens, a cliente, além de possuir o aroma personalizado da loja,
perpetua o prazer da compra.O Otris Spa Urbano, inaugurado em 2007,em São Paulo, não poderia
deixar de ter também uma fragrância especial para todos os ambientes da casa, localizada no
bairro higienópolis.

Diário do Comércio, 16/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário