quinta-feira, 28 de março de 2013

Nossa querida Cristiane Silveira em mais uma publicação no Blog Yoga pela Paz.

cristiane-silveira-aromagia-wnf

Nossa querida Cristiane Silveira em mais uma publicação no Blog Yoga pela Paz.

Ambiente de prática - Utilizando Óleos Essenciais WNF

Por Carolina Borghetti

Meditar é uma prática oriental milenar que consiste em silenciar a mente para observar as suas flutuações; e direcionar a atenção ao verdadeiro estado do Ser.

Há tempos deixou de estar relacionada à práticas místicas ou religiosas; e seus benefícios já são comprovados pela neurociência.

No entanto, meditar não é tarefa simples, exige disciplina e esforço. É preciso vencer os desconfortos físicos e a ansiedade da mente ocidental, que não foi ensinada a se auto-observar, autoconhecer.

Existem recursos que podem auxiliar a prática e induzir a um estado de consciência mais sereno e direcionado.

A aromaterapia, por exemplo, pode gerar no ambiente uma atmosfera que estimula a tranquilidade e a introspecção.

Veja o que a especialista Cristiane Pagliuchi Silveira indica como ferramenta para preparar o seu ambiente de prática.

Como o ambiente pode influenciar a nossa mente e qual a preparação propícia para o local de meditação?

O ambiente propício a prática de meditação pode variar muito. Nos sistemas clássicos, encontramos a necessidade de isolamento, a exemplo dos mosteiros e Ashrams.

Em sistemas contemporâneos, como a meditação transcendental, a pessoa segue um estilo de vida comum, porém, reserva um local especial para a prática meditativa, com ou sem orientação profissional de um professor capacitado.

A meditação tem como objetivo desenvolver o ser humano em direção à melhor versão de si mesmo. Vivemos agitados e com grande carga de estresse, devido à exigência de rapidez nas decisões.

É preciso prestar atenção na escolha do momento correto para começar a praticar a meditação. Esse momento deve ser só seu; dê preferência para locais silenciosos, sem distrações externas.

Na preparação do ambiente, sugiro:
•A escolha de um óleo essencial (DEVE ser 100% natural) para aromatizar o ambiente escolhido.
•Escolher uma música calma, lenta e tranquila.

Sentar-se o mais confortável possível, com a coluna ereta. Se você tem dificuldade para manter-se confortável nas posturas sentadas no solo, dê preferência a sentar-se em uma cadeira com encosto, que ajude a manter o posicionamento correto da coluna.

A atenção e a intenção devem estar focadas em pensamentos sobre o que você realmente deseja e quer.

Nem sempre conseguimos atingir o grau ideal de concentração em poucos minutos; por isso, essas ferramentas são muito válidas para ajudar a esvaziar a mente.
No momento em que começarmos a dispersar com pensamentos e problemas, devemos voltar a atenção e focar ao nosso propósito da prática, atenção no aroma do local e no ritmo da respiração.

A aromatização do ambiente deve ser feita através de difusor de cerâmica elétrico (dura até 6 horas) ou a vela. Pode ser usado também spray ambiente ou incenso.

Os óleos essências são 100% naturais e têm propriedade terapêuticas específicas, ideal para criar um ambiente favorável a práticas de concentração, meditação, relaxamento e vitalidade.

Conheça as propriedades de alguns dos óleos de uso mais comum :
•ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA
Atua no sistema nervoso central, acalma e relaxa.
Na área emocional, age como tranquilizante natural. Ideal para pessoas muito agitadas. Ideal se utilizado à noite, pois ajuda a relaxar e a dormir.

•ÓLEO ESSENCIAL DE SÂNDALO
Atua como desintoxicante geral e fortalecedor dos tecidos. Excelente regulador hormonal. Possui aroma masculino e lenhoso, ideal para ser utilizado no ambiente para introspecção e foco.

•ÓLEO ESSENCIAL DE GRAPEFRUIT
Atua no sistema linfático, facilitando eliminação de toxinas. É lipolítico e excelente no combate de celulite e gordura localizada.
Na área emocional, equilibra o corpo contra compulsões diversas.

•ÓLEO ESSENCIAL DE LEMONGRASS (Capim-limão)
Atua na memória, criatividade e concentração. Excelente para ambientes de trabalho e/ou de estudo.
Na área emocional, equilibra e facilita decisões racionais.

•ÓLEO ESSENCIAL DE ERVA-DOCE (Funcho)
Atua no sistema imunológico geral, equilibra funções gástricas.
É estimulante natural e desenvolve a paciência.
Equilibra o sistema hormonal feminino. Indicado para fases de pré-menopausa, menopausa ou TPM.

•ÓLEO ESSENCIAL DE LARANJA DOCE
Atua no sistema digestivo e é excelente estimulante do apetite e digestão. Na área emocional age na segurança equilíbrio, permitindo aceitação de novas ideias.

Cristiane Pagliuchi Silveira é pós-graduada em Engenharia Cosmética. Especialista em Óleos Essênciais e Aromaterapia, com formação WNF (Osmologia CGH-SUÍÇA).
 — com Cristiane Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário